quarta-feira, 3 de junho de 2009

As TV's e a fome por tragédias!

É de se lamentar a cobertura exaustiva e sem o menor medo de agredir ou incomodar telespectadores, neste caso do acidente com o air bus da Air France, tenham eles relação com as vítimas ou não. E o pior é que o público continua dando audiência, pois o que move as emissoras é o interesse da opinião pública, esteja ela certa ou não.
O mais triste disto tudo é que ninguém discorda que daqui a pouco apenas os familiares e amigos realmente lembrarão desta tragédia, como aconteceu com casos semelhantes envolvendo a Gol e a Tam. Quem ao menos lembra a data destes acidentes sem consultar o Google? Mas todos lembram que as emissoras realizaram verdadeiras autópsias em suas coberturas, chegando ao ponto de acompanhar a retirada de corpos do meio da Floresta Amazônica!
Mesmo trabalhando com jornalismo acho extremamente difícil me acostumar a esta fome por notícias macabras e pelo interesse sombrio que as pessoas demonstram em situações como esta, muitas vezes sem se importar com a dor causada a quem perdeu um ente querido nesta tragédia. Concordo que a informação deve ser universalizada, mas há um limite tênue entre informar e bombardear os telespectadores com achismos de especialistas e leigos.
Por isso, convoco a todos e a cada um que pense bem no tipo de audiência que você quer proporcionar às emissoras de tv brasileiras, porque não adianta apenas ficar sentado e reclamar, cabe a nós a responsabilidade de decidir o que será transmitido, sem sensura, apenas invocando o bom senso e o respeito ao próximo, coisas que não são demais e não fazem mal a ninguém.
Pensem nisso!

Um comentário:

pubwebtv.com disse...

muito bem kivya, cada dia melhor!

beijossssssssss